quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ALPV ... você sabe o que é? PARTE I

Olá mamães, hoje venho aqui no nosso cantinho compartilhar a história de uma amiga minha, que está passando por um momento turbulento da vida da sua pequena. A pouco tempo ela descobriu que a sua pequena tem ALPV. Você sabe o que é? Eu não sabia, mas com a história dela aprendi, que é uma reação alérgica que deve ser tratada pois a criança sofre muito, pois as reações são incomodas aos pequenos, então vamos lá!

Primeiramente o que é ALPV?

É uma reação contra a proteína do leite de vaca. Quando a criança ingere produtos/alimentos que contém a proteína do leite, o organismo produz anticorpos ou células  inflamatórias para combate-las.

Quais os sintomas que geralmente são manifestados?

Sintomas Gastrintestinais, na pele e respiratórios. Cólicas intensas, Regurgitação frequente,  vômitos, dificuldades para engolir, diarréia, diarréia com sangue, sangue nas feses, intestino preso, assadura perianal. 

Devemos ressaltar que ALPV NÃO é a mesma coisa que INTOLERÂNCIA A LACTOSE (IL), assunto para outro post. A ALPV é derivada a rejeição da proteína que o Leite possui, e a (IL) é as enzimas que não conseguem digerir e absorver a lactose. A IL é mais comum em adultos e idosos, porém é rara em crianças. 

Importante é ressaltar a diferença entre as duas pois o tratamento não é o mesmo. 

Na IL não é necessário a exclusão TOTAL dos alimentos com proteínas do leite. Já na ALPV, e necessário fazer a exclusão total da proteína do leite. Ou seja uma dieta totalmente sem a proteína do leite. 

TRATAMENTO À ALPV: 

Basicamente é a exclusão da proteína do leite. Pois o corpo da criança deve parar de produzir os anticorpos de defesa e as celulas inflamatórias que são responsáveis pela inflamação. 

Importante: A dieta deve ser seguida rigorosamente , e a mãe deve conhecer os alimentos que contém e os que não contém!

Confira a tabela de alimentos que contém proteínas

Produtos que contém leites e derivados:

Iogurte
Manteiga
Maionese industrialisada (pode conter leite em pó)
Margarina (pode conter leite em pó ou outro derivado de leite)
Biscoitos recheados
Creme para café (coffe-creamer)
queijos
kefir
Nata / creme de leite
Requeijão
Coalhada
Pudim / Manjar
Sorvete e alguns sorbets
Sopas instantâneas cremosas
Molhos cremosos para salada
Purê de batatas / aipim / batata soutê
Salgadinhos (batatinha frita e similares)
Empanados
Achocolatados ( o Nescau, apesar de não conter leite ou derivados em sua composição, hoje já está sendo rotulado como “contém traços de leite”)


Alimentos que PODEM conter proteínas ao leite:

Cereais matinais Barras de cereais Tofu (pode conter caseína) Molhos cremosos Sopas prontas / instantâneas cremosas Alguns pães Atum / sardinha enlatada Frios (presunto, mortadela, e similares) Patês (pode conter caseína) Salsichas (pode conter proteínas do leite) Salames (pode conter proteínas do leite).


Com base nesses dados meninas podemos ver o quanto somos desinformadas, e o quanto esse empecilho pode mudar a rotina dos nossos pequenos.

Amanhã a segunda parte do post, como tratar, como cuidar quando a criança estiver na fase escolar.

Vamos compartilhar, pode haver muitas mamães com o mesmo problema.

Boa noite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário